Por Jaconias Neto
A Prefeitura de Primavera do Leste, confirmou nesta terça-feira (04/11) o sexto caso de sarampo no município. Trata-se de uma criança de 1 ano, sem histórico de vacinação contra a doença, que pertence ao mesmo núcleo familiar dos casos já registrados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criança já está fora de risco clínico e de transmissão.
A pasta reforça que a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo. Todas as unidades de saúde da cidade dispõem de doses da vacina, seguindo o calendário nacional de imunização.
Além disso, a secretaria orienta que, caso surjam sintomas como febre, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza, irritação nos olhos ou mal-estar, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus transmitido pelo ar. Já foi muito comum na infância e pode causar complicações graves, como pneumonia, infecção nos ouvidos, convulsões, lesões cerebrais e até a morte.
Os sintomas típicos incluem manchas brancas na parte interna da boca e manchas vermelhas no rosto, que se espalham em direção aos pés. Outros sinais frequentes são tosse persistente, irritação nos olhos e coriza.
A doença também pode provocar febre, diarreia, perda de apetite, conjuntivite e atingir as vias respiratórias e o encéfalo, podendo deixar sequelas permanentes.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais segura de prevenção e pede atenção aos sinais da doença.